Recortes do design de rua

Quando falamos de arte, no geral, tendemos a singulariza-la a formas de expressão. Mas no fundo, ninguém sabe exatamente o que isso quer dizer. Afinal, qualquer forma de expressão é arte?

Acreditamos que sim.

Existem vários tipos de arte, mas nenhum deles vem vazio de sentimento ou de verdade. A arte é arte por definição, porque não se limita em um tipo específico do movimento renascentista, nem está ligada semanticamente às peças de Leonardo Da Vinci expostas na França. A arte está lá, mas a arte também está aqui.

Quando uma pessoa se expressa de uma maneira diferente, não apenas em uma conversa perdida, ela grava no mundo todo a confusão (ou esclarecimento) mental que sente; a partir de um sentimento seu ela cria algo que pode desenvolver a emoção de outras pessoas. A emoção, na sua maneira mais pessoal possível, é a expressão sincera de qualquer impulso artístico.

Assim como um quadro em uma galeria consegue despertar sentimento em quem o observa, prédios desenhados também ilustram o dia de quem passa por eles. De alguma forma, é como se o artista conseguisse captar o momento, as vibrações da cidade ao seu redor, e o eternizasse em um foto (ou em um muro).

Um exemplo desse trabalho é mantido pela página Humans of New York, que fotografa pessoas “comuns” na rua e lhe faz perguntas aleatórias. Observando a página vemos aspirações profissionais se misturando com declarações entre velhos casais e, a parte mais bonita, a sinceridade de vida que a fotografia transmite.

0e

Talvez por trabalharmos rodeados de influências catalogadas desenvolvemos um certo olhar clínico sobre os desenhos assimétricos ao nosso redor. Seja por paixão ou seja por costume, vemos a arte em todos os lugares – vemos o design, então, através disso. Em nosso Instagram, com isso, clicamos alguns cantos da cidade.

0ee

Acreditamos que o design bem feito, mesmo o mais comercial possível, é uma forma de arte, pois transmite através de seu trabalho uma mensagem – é o canal de comunicação entre um objetivo e seu ponto de alcance. Porém, acima disso, acreditamos que o papel do design é nos relembrar que a única função da arte é nos fazer sentir e expressar o que pensamos.

O design pela arte. A arte, pela arte.

Encontro de profissionais

Estudos antropológicos destacam que a evolução parte da troca de experiências entre os envolvidos em uma determinada cultura. Seja para o crescimento da “raça humana” ou seja para a efetuação de trabalhos, a verdade é que profissionais conectados em busca da resolução mútua de problemas possuem mais chances de alcançar um resultado inovador. Possuem mais chances de, enfim, evoluir.

Com o objetivo de criar as pontes necessárias para esse encontro surgiu o Núcleo das Agências de Propaganda e Marketing do Alto Vale do Itajaí. O núcleo, que está ligado a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), foi iniciado em 31 de outubro de 2013 e busca fortalecer e reconhecer a qualidade do trabalho das agências publicitárias da região do Alto Vale do Itajaí.

Juntos, esses profissionais preparam materiais que promovem a capacitação de gestores, colaboradores e acadêmicos da área e oportunizam a realização de negócios entre os nucleados. Sua atuação representa e defende os interesses das agências publicitárias regionais, buscando a maior profissionalização e conversação das agências, gerando maior integração entre os profissionais responsáveis.

O resultado dessas conversas começou a ser colocado em prática no último dia 20 de fevereiro, com uma palestra promovida pelo núcleo para os cursos de Design Gráfico e Comunicação da UNIDAVI. A apresentação foi elaborada por diferentes profissionais, os quais apresentaram um pouco do perfil de sua empresa, o perfil de trabalho que o mercado procura e a estrutura organizacional da agência. Após as apresentações, os alunos também questionaram alguns pontos sobre funções, mercados e expectativas.

Está é uma das primeiras atividades promovida pelo grupo e, com a boa aceitação, será o início de outros projetos, como a criação de um blog para geração de conteúdo e troca de currículos. A intenção é levar para diferentes suportes acadêmicos qual a realidade apresentada pela região e o que se espera de um profissional, para que a qualidade do setor possa ser mantida.

A necessidade do mercado incentivou a criação do Núcleo das Agências de Propaganda e Marketing do Alto Vale do Itajaí, mas o que mantem o trabalho dos envolvidos é o desejo de ver a área de design e marketing ser mais valorizada – tanto por quem precisa de seus serviços quanto para os que a compõe. No fim, compartilhar experiências e promover a geração de ideias é uma das maneiras de manter ativo nossa evolução natural como um grupo.