Recortes do design de rua

Quando falamos de arte, no geral, tendemos a singulariza-la a formas de expressão. Mas no fundo, ninguém sabe exatamente o que isso quer dizer. Afinal, qualquer forma de expressão é arte?

Acreditamos que sim.

Existem vários tipos de arte, mas nenhum deles vem vazio de sentimento ou de verdade. A arte é arte por definição, porque não se limita em um tipo específico do movimento renascentista, nem está ligada semanticamente às peças de Leonardo Da Vinci expostas na França. A arte está lá, mas a arte também está aqui.

Quando uma pessoa se expressa de uma maneira diferente, não apenas em uma conversa perdida, ela grava no mundo todo a confusão (ou esclarecimento) mental que sente; a partir de um sentimento seu ela cria algo que pode desenvolver a emoção de outras pessoas. A emoção, na sua maneira mais pessoal possível, é a expressão sincera de qualquer impulso artístico.

Assim como um quadro em uma galeria consegue despertar sentimento em quem o observa, prédios desenhados também ilustram o dia de quem passa por eles. De alguma forma, é como se o artista conseguisse captar o momento, as vibrações da cidade ao seu redor, e o eternizasse em um foto (ou em um muro).

Um exemplo desse trabalho é mantido pela página Humans of New York, que fotografa pessoas “comuns” na rua e lhe faz perguntas aleatórias. Observando a página vemos aspirações profissionais se misturando com declarações entre velhos casais e, a parte mais bonita, a sinceridade de vida que a fotografia transmite.

0e

Talvez por trabalharmos rodeados de influências catalogadas desenvolvemos um certo olhar clínico sobre os desenhos assimétricos ao nosso redor. Seja por paixão ou seja por costume, vemos a arte em todos os lugares – vemos o design, então, através disso. Em nosso Instagram, com isso, clicamos alguns cantos da cidade.

0ee

Acreditamos que o design bem feito, mesmo o mais comercial possível, é uma forma de arte, pois transmite através de seu trabalho uma mensagem – é o canal de comunicação entre um objetivo e seu ponto de alcance. Porém, acima disso, acreditamos que o papel do design é nos relembrar que a única função da arte é nos fazer sentir e expressar o que pensamos.

O design pela arte. A arte, pela arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>