Receita Criativa #07 – Ganhe um incrível HiPhone!

111Antes de entregar minha receita sugiro um reflexão sobre o que é a criatividade.

Há tempos entro em discussões para tentar entender o que é essa palavra que todos buscam diariamente, querendo sempre ter boas sacadas e assim mudar o mundo.

Todos somos seres pensantes, logo todos criativos. “Temos que ser criativos para pensar sobre criatividade.” A criatividade não é um dom ou algo fora do comum, é simplesmente um novo arranjo de idéias e conceitos já existentes formando novas estruturas e resultados. Todas criações já existem, basta um gatilho para alguém as encontrem e que coloque as peças em lugares diferentes da que estão.

Ok, agora você vai dizer: “ficou fácil ser criativo, então?” – bom, chego em outro ponto da discussão, o OBJETIVO. Criar por criar não é nada. Toda criação tem que ser cercada por um objetivo, caso contrário a inutilidade da criação só lhe tornará um cientista louco ou um artista frustrado. Então posso dizer que criatividade é chegar em um mesmo objetivo, fazendo de maneira diferente alguma coisa com resultados melhores. (claro, lembrando que esse é o meu ponto de vista).

Então como fazer isso se milhões de pessoas pensam a mesma coisa que você todos os dias e outras milhões pensam diferente de você também? Fácil, para se criativo você tem que ser o melhor deles – e este é o ponto que eu queria chegar: para ser criativo você precisa ser diferente e melhor que a diferença dos outros, você tem que se desafiar a isso. Cada passo, cada job, você tem que colocar um objetivo claro e ser o melhor que todos na execução.

Para mim o desafio diário é a chave para criatividade.

Quando penso em uma embalagem, ou em uma marca, quero apenas o melhor. Quero entregar o que não foi pensado, um caminho que não seja o óbvio. Muitos profissionais se acomodam e acabam produzindo commodities todos os dias. O desafio não tem que vir dos clientes ou da empresa, tem que vir de você, se cobrando diariamente apenas o melhor.

Sei que uma boa bagagem de referências, músicas e conversas ajudam muito na hora de criar, mas no meu ponto de vista o desafio é o “estopim” inicial, é o que irá impulsionar a pessoa até o final do projeto e assim cumprir o objetivo.

Quando me deparo com um novo job mesmo os mais simples, meu primeiro pensamento é me desafiar a pegar esse pequeno job e deixá-lo com cara de grande e, se possível, o melhor da sua categoria. Isso me impulsiona a pesquisar os melhores, coletar referências em outras campos e assim vencer eles.

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Quando estamos sendo desafiados, tendemos a ficar mais afiados, o corpo inteiro se impulsiona para querer vencer. Se você cria algo dentro de uma rotina geralmente cai na armadilha de pensar pequeno. Agora, tente criar qualquer coisa pensando em ganhar prêmios ou vencer alguém! Geralmente as ideias vão mais longe e você tira os freios de custos ou prazos, e se foca no bem maior, que é o ganhar, nem que seja ganhar de seu companheiro de trabalho, ganhar um elogio do cliente ou ganhar da concorrência.

Para provar da minha rasa teoria vou propor um exercício de criatividade. Sim, EU O DESAFIO. Vejamos quem é o mais criativo: a pessoa que organiza as peças de maneira mais eficiente.

Use a criatividade para me convencer de comprar um HiPhone. Isso mesmo, eu como Apple Fanboy seria muito fácil me vender um iPhone, agora o desafio é me convencer a comprar um Hiphone. A pessoa mais criativa desse desafio que me convencer, compro um HiPhone e dou de presente. Assim você pode botar moral com os amigos e desfilar com esse aparelho por aí, ou simplesmente jogar ele na parede para intimidar alguém. (se jogar na parede por favor grave e mande para mim)

Se você se acha criativo vamos lá, pode mandar inbox, nos comentários por e-mail, como achar melhor.

E que vença o mais criativo.

Escrito por: Leandro Hiendlmayer

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