Receita Criativa: missão dada é missão cumprida

Fico admirado como a mente das pessoas funcionam. Quando escrevi para a Receita Criativa, tinha em mente abrir uma discussão filosófica, fazer as pessoas saírem, nem que seja só por um minuto, do cotidiano e pensar em algo diferente – o que foi potencializado com a palavra DESAFIO.

Difícil conhecer uma pessoa que não gosta de desafios, até porque as que não gostam ficam estagnadas na vida esperando os resultados caírem do céu.

Nesse meio tempo entre o primeiro post e este fiquei impressionado com a quantidade de abordagens e discussões que entrei sobre o tema criatividade, e mais ainda por pessoas querendo me convencer a comprar um HiPhone.

Foi realmente comprovado que a criatividade é intensificada com um desafio.

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Não me contive e diariamente desafiei pessoas não só a criarem algo, mas também a fazer coisas simples. Sempre que a frase “eu o desafio” era citada parecia que algo mágico acontecia, algum tipo de “sangue nos olhos” surge e não importa o que essa pessoa está fazendo ela quer completar a prova de fogo.

Com o HiPhone foi assim, e creio que a pessoa com a frase mais criativa e com o melhor poder de convencimento foi o Tiago Zimmermann. Não irei citar todo o comentário dele pois é muito longo, mas destacarei o que foi para mim a frase mais derradeira no meio de toda sua explanação e chuva de ideias:

“Você comprará um HiPhone pelo simples prazer de vê-lo atirado na parede por um colega seu muito criativo que de quebra ainda postaria um vídeo com a legenda “HiPhone bom é HiPhone morto”

E agora explico o porquê: quando falamos de criatividade, temos que pensar de como ajustar as mesmas peças que todos tem em mãos de maneira diferente, para assim ter um resultado melhor em seu objetivo. As informações do consumidor eram: Leandro, design, apple fanboy.

O Tiago pensou diferente de todos os outros, pois não se prendeu em querer vender o Hiphone como um celular e seus diferenciais; Seria muito mais fácil criar uma nova necessidade para esse celular, a qual o iPhone ainda não pudesse resolver. Quando ele fala em destruir o celular, se liberta das amarras onde muitos ficam de simplesmente convencer como todo vendedor (“esse produto é bom por isso, isso, isso”).

Esse desafio era sobre criatividade e libertação da mente, ou seja: poderia ser utilizado qualquer artifício para o convencimento. A forma criativa que o Tiago abordou e a pitada da destruição de uma imitação foi muito inteligente, pois o Leandro, o consumidor que deveria ser convencido, como todo Designer odeia ser plagiado, ainda mais um plágio de um produto que ele é fã.

Antes de mandarem os desafios eu mesmo fiquei tentado a me convencer a comprar um HiPhone e, como exercício, havia chegado praticamente na mesma conclusão:

“Sabe aqueles dias de raiva., que você quer esganar alguém e quebrar tudo? Isso é normal, acontece com todos… A operadora não funciona, perde-se oportunidades e dá vontade de jogar o celular na parede. Só que, convenhamos, você não pode fazer isso com um iPhone, não é? Sim, você precisa descarregar essa energia e por isso tenha sempre um Hiphone no bolso para jogar na parede! Pode parecer errado? Pode parecer boçal? Bom, aposto que o sentimento de quebrar um celular na parede e todos pensarem que vale 2 mil acaba com esses problemas e sua raiva interior!”

Então, Tiago, aguarde que seu Incrível Hiphone logo estará chegando, e faça o que quiser com esse produto que é muito menos criativo que sua resposta e seu poder de venda. Esse desafio, você venceu.

Escrito por: Leandro Hiendlmayer

Ps: as imagens que ilustraram esse post são gifs do filme O Lobo de Wall Street, o qual recomendamos com fervor caso você se interesse por temas como desafios, negócios e, claro, exageros.

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